sexta-feira, 29 de maio de 2015




A importância dos livros

 

O Lucas era um menino que não gostava da escola, e principalmente de ler. Por isso, a escola não corria muito bem. As notas eram más, a professora estava constantemente a pô-lo de castigo e a escrever recados para a sua mãe, que por sua vez lhe dava mais castigos.

A mãe, vendo que os castigos nada resolviam, decidiu ter uma conversa com o Lucas.

-Lucas, isto não pode continuar. Tu tens que perceber que, para teres um futuro melhor, precisas de te esforçar. E que para viver, precisamos de estudar e aprender.

O Lucas, amuado, ia apenas dizendo que sim e a mãe continuava:

- A partir de agora, vamos, uma vez por semana, à Biblioteca, para requisitar um livro para leres.

Ao Lucas, não agradou nada esta ideia, mas nada podia fazer.

No dia seguinte, ao sair da escola, lá foram os dois à Biblioteca.

Ao entrar na biblioteca, Lucas ficou impressionado com o tamanho daquele sítio e com a quantidade de livros aí existentes.

No início sentiu-se completamente perdido, até que, por conselho da mãe, resolveu explorar as prateleiras onde os livros repousavam.

Foi folheando, aqui e ali, vendo as imagens, lendo pequenos excertos de histórias, algumas com muitas páginas e outras com poucas. Algumas com desenhos coloridos, outras com ilustrações a preto-e-branco, mas todas cheias de acontecimentos.

No meio de todas aquelas imagens, uma delas pareceu-lhe especial, capaz de o fazer sonhar, de o transportar para um mundo de imaginação e fantasia.

Com estas idas à biblioteca, o Lucas ganhou gosto pela leitura, ansiando pelo dia da troca de livros e melhorou as suas notas.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário